sexta-feira, 28 de julho de 2017

Secretaria Especial de Direitos humanos – Violência contra o Idoso!!

Infelizmente a violência contra o idoso no Rio de Janeiro aumentou em cem  por cento em relação ao ano passado. Esse levantamento foi baseado em denúncias feitas ao Ministério Público do Rio de Janeiro.  Até o mês de maio foram registradas 1406 denuncias de maus tratos, sofridos por idosos.  No ano passado, no mesmo  período , houve 611 registros.
De acordo com o Ministério Público as mulheres idosas são as maiores vitimas e os autores das agressões geralmente pertencem a própria família.  Abandono familiar,  abuso financeiro, negligência , violência física e psicológica são alguns tipos de violência praticadas.
A ironia dessa situação é que a  cidade do Rio de Janeiro  tem em Copacabana, o maior bairro de concentração de  idosos do mundo.  A praia, a facilidade de transportes e a variedade de serviços, faz de Copa o lugar ideal para quem deseja  desfrutar de uma velhice saudável e tranquila.
O laço afetivo, familiar é um dos motivos para o idoso não denunciar os abusos sofridos e até desculpar o agressor.  Se você conhece algum idoso  que esteja sofrendo algum tipo de violência denuncie.  Disque 100.
De acordo com a Cartilha editada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos “violência  contra idosos – o Avesso de Respeito à Experiência e à Sabedoria”  os tipos  mais comuns de agressões são os seguintes:
Violência física:  é o uso da força para compelir os idosos a fazerem o que não desejam, para feri-los, provocar dor, incapacidade ou morte.
Violência Psicológica:  Corresponde  as agressões verbais ou gestuais com o objetivo de aterrorizar, humilhar, restringir a liberdade ou isolar do convívio social.
Abandono:  é uma violência que se manifesta pela ausência ou deserção, dos responsáveis governamentais, institucionais ou familiares de prestarem socorro a uma pessoa idosa que necessite de proteção e assistência.
Negligência: refere-se  à recusa ou à omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos por parte dos responsáveis familiares ou institucionais.  É uma das formas de violência mais presentes no pais.  Ela se manifesta  frequentemente associadas a outros abusos que geram lesões e traumas físicos, emocionais e sociais, em particular, para as que se concentram em situação de múltipla dependência ou incapacidade.
Violência financeira ou econômica:  consiste na exploração imprópria ou ilegal ou ao uso não consentido pela pessoa idosa de seus recursos financeiros.
Autonegligência:  diz respeito à conduta da pessoa idosa que ameaça sua própria saúde ou segurança, pela recusa de prover cuidados necessários a si mesma.
Violência medicamentosa:  é administração por familiares, cuidadores e profissionais  dos medicamentos prescritos, de maneira indevida, aumentando, diminuindo ou excluindo os medicamentos.
Violência emocional e social: refere-se a agressão verbal crônica, incluindo palavras depreciativas que possam desrespeitar a identidade e a autoestima.  Caracteriza-se pela falta de respeito aos desejos, negação do acesso a amizades, desatenção as necessidades sociais e de saúde.



MALTRATAR IDOSO É CRIME! DENUNCIE!
Fátima Malheiro
fonte: Boletim da ASAPREV - RJ - 3º  trimestre de  2017
Leia também:

http://www.portelamor.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário