quinta-feira, 24 de agosto de 2017

A influência do pet em sua saúde


“Este efeito é o bicho!”
Você sabia que os animais de estimação podem ser ótimos aliados para a sua saúde?
Cachorros, gatos, chinchilas, pássaros e até mesmo animais maiores, como cavalos, são grandes parceiros de vida para fornecer carinho, conforto, entretenimento e, principalmente, amor incondicional!
Esses bichinhos podem nos trazer benefícios como,melhorar a autoestima, aumentar a prática de atividades físicas, no caso daqueles que saem para passear, inclusive abrem um maior espaço para o convívio social.
Não importa a sua idade, desde os bebês, até a terceira idade, certamente a convivência com os pets é vantajosa. Pode não parecer, mas eles ensinam muito os seres humanos: respeito, afeto, cuidado, responsabilidade e muito mais!
Confira 7 benefícios dos pets para a sua saúde:
1. Socialização
Os papos sobre animais de estimação sempre aproximam as pessoas, principalmente os cachorros, que estimulam a frequência em parques e outros ambientes de fácil interação.
2. Alívio do estresse
O cortisol – hormônio relacionado ao estado de alerta e popularmente conhecido como “hormônio do estresse”, causam diversos problemas à saúde, quando apresentam níveis elevados. A interação entre pessoas e animais, segundo estudos, elevam a sensação de alegria, conforto e bem-estar, podendo naturalmente diminuir o nível desses hormônios no corpo.
3. Evita a depressão
Animais ajudam a melhorar a autoestima! A relação de pessoas e animais é de muito carinho, apoio, compreensão e segurança, além de estimular hábitos positivos. Estes aspectos podem favorecer muito para evitar depressão.
4. Incentivo à prática de atividades físicas
Tem coisa mais irresistível do que o seu cachorro te olhando com aquela cara de: VAMOS PASSEAR? Dê adeus ao sedentarismo! Mesmo que pareça pouco, uma pequena caminhada na quadra da sua casa – uma vez ao dia, já representará um ótimo ganho na sua saúde e na do seu cão!
5. Os “hormônios da felicidade”
Serotonina e Dopamina – São eles os hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e alegria, estudos apontam que a troca entre humanos e animais tem como um dos principais efeitos o aumento da produção desses hormônios tão importantes para nós!
6. Diminuição da solidão
Não importa qual bichinho você tem, ele sempre reconhecerá você e ficará feliz com a sua presença. É quase impossível se sentir sozinho com eles!
7. Compromisso e Responsabilidade
Poderíamos dizer que também existe o lado negativo de se ter um pet, mas experimente pensar de uma outra forma, tudo isso pode fazer você aprender muito sobre a força do hábito na sua vida em diversos aspectos. Você terá que cuidar bem deste parceiro pet, cuidados como: alimentação, limpeza do ambiente, em alguns casos, sair para passear, saúde, dentre outros.

Fonte: Site hospital di camp

Nenhum comentário:

Postar um comentário