sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Instituto Hemorio lança campanha para incentivar doação de sangue no carnaval

Por Fábio Silva

O Instituto Estadual de Hematologia do Rio de Janeiro (Hemorio) lançou nesta quinta-feira a 12ª edição da campanha "Vista a Fantasia da Solidariedade". O lançamento contou com a presença do secretário estadual de Saúde Felipe Peixoto, da bateria da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel e da corte do carnaval, formada pelo Rei Momo, Rainha e princesas, além da porta-bandeira da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis. As madrinhas da campanaha são as rainhas de bateria Sabrina Sato e Viviane Araújo.

As ações têm como objetivo reforçar os estoques de sangue para o carnaval, época em que historicamente há uma queda de pelo menos 50% no número de doações voluntárias. O secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto, além de prestigiar a campanha também aproveitou para doar sangue no local. "Na época do carnaval as doações caem muito e é justamente nesse período em que a demanda aumenta. Sempre doei sangue e incentivo as pessoas a fazerem o mesmo, pois é um gesto de amor que ajuda a salvar vidas", disse o secretário.

A porta-bandeira da Beija Flor, Selminha Sorriso, ressaltou que os foliões não devem esquecer de contribuir para a causa. "Carnaval é sinônimo de alegria e de solidariedade. Dá para viajar, se divertir e ainda reservar um momento para doar sangue. Não podemos esquecer de fazer nossa contribuição e ajudar as pessoas", afirmou.

O Hemorio abastece com sangue e derivados cerca de 200 unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e poderia receber o dobro de doações que recebe atualmente. Hoje, no Brasil, apenas 2% da população doa sangue com regularidade. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de 5%.

REDES SOCIAIS

A campanha "Vista a fantasia da solidariedade" também está na Internet. O Hemorio criou uma imagem gráfica da máscara de carnaval, que é o símbolo da campanha, para que internautas possam colocar o adorno em suas fotos de perfis na internet e, literalmente, "vestir a máscara". A imagem está disponível no site twibbon.com.

Em mais uma das ações, os doadores que compareceram ao Hemorio durante a abertura da campanha receberam uma "Ecotampa" com o símbolo da campanha, produzidos pelo artista plástico Alfredo Borret, a partir de tampinhas de refrigerantes e cervejas.

Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, deve trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 68 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve somente evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis. O modelo da declaração pode ser adquirido através do site do Hemorio.

O Hemorio é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que abastece com sangue e derivados cerca de 200 unidades de saúde, entre elas, as grandes emergências, maternidades e UTI´s. No Rio de Janeiro, ainda há mais 25 unidades de coleta de sangue coordenados tecnicamente pelo Hemorio como o Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel; Hospital Geral de Bonsucesso e o Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras. Os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos através do Disque Sangue (0800 282 0708) que esclarece outras dúvidas e agenda a doação com hora marcada.

O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 08 - Centro, ao lado do Campo de Santana e funciona todos os dias (inclusive sábados, domingos e feriados), das 7 às 18 horas

* As informações são do Jornal O Globo


Fonte: www.galeriadosamba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário