sábado, 17 de março de 2012

21 de Março - Dia Nacional da Síndrome de Down

O dia Nacional da Síndrome de Down é comemorado no dia  21 de março, data estabelecida pela Associação Internacional da Síndrome de Down,  lembrando a alteração genética que leva a esta condição (21/03 – trissomia do cromossoma 21).

A Síndrome de Down não é uma doença, sim uma alteração genética caracterizada pela presença de 3 cromossomas 21. Esta alteração confere aos portadores algumas características como olhos amendoados, hipotonia, atraso no desenvolvimento, baixa estatura e até mesmo alguns problemas cardíacos.

Descrita inicialmente pelo médico inglês John Langdon Down em 1866 e em 1959 o médico Jerome Lejeune descobriu que a causa desta condição era a presença de uma cópia extra do cromossoma 21.  Este trabalho de pesquisa foi fundamental para elucidar a causa da Síndrome, que acomete aproximadamente 1 a cada 700 nascimentos.  Os portadores desta alteração  com acompanhamento e estímulos adequados podem  desempenhar várias tarefas.

Neste dia,  a Torcida Portelamor, repesentada pelo NASP – Núcleo de Ação Social Portelamor, procura destacar a importância da inclusão com responsabilidade, de todos os portadores de deficiência físicas, motora ou mental na sociedade, fator fundamental para o seu pleno desenvolvimento.

Portelamor – NASP
http://acaosocialportelamor.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário